sábado, 26 de junho de 2010

O DORNIER: Do-X -1929 em Camocim

O Maior Hidroavião de década de 30!

Você já imaginou a cara de surpresa do Artur Queirós e do Ildemburgue, com seus 9 anos de idade, à Beira Mar de Camocim, quando assistiu a amerrizagem do avião gigante: O Do-X? E o povo da época? Os camocinenses se apinhavam à Beira Mar para admirar aquela máquina enorme, percussora dos Jumbos atuais

Ainda hoje, basta um pequeno avião passar que logo levantamos a cabeça para olhar! Neste caso, não foi um teco-teco qualquer que desceu em Camocim: O Do-X era um hidroplano de 12 motores, projetado para voar a baixa altitude: 500 metros no máximo!

Conta Artur Queirós que os barqueiros da época levavam, por uma pequena quantia, os curiosos, inclusive ele, num pequeno barco para ver, bem de perto o avião!

A Chegada

A Belonave pousou pela manhã, no dia 13 de junho de 1931 e ficou até a tardinha, parado, ali!, bem em frente da Estação Ferroviária. Nenhum passageiro desembarcou. Os barcos de apoio camocinenses carregavam combustível em latas de 20 litros que, aos pouco, iam suprindo o liquido precioso para acalmar a fome devoradora do Do-X que queimava 400 galões por hora, conta-nos o Sr. Ildenburgue que também, boquiaberto, assistiu aos seus nove anos de idade a visita insólita.

A notícia de que o Do-X estava no Brasil já havia se espalhado e, muitas pessoas em Fortaleza, esperavam por sua passagem, sobrevoando a Capital Alencarina. No inicio da tarde, zarpou em direção a Natal e depois rumo ao sul com destino ao Rio de Janeiro, frustrando, assim, o pessoal que esperava sua passagem pelo restante do "Siarah"...

O Avião

O que sabemos é que este gigante de doze motores, montados frente-costas sobre o centro das asas, acima, pesava 52 toneladas e foi construído na Alemanha, pelo Professor Claude Dornier, no estaleiro do Lago Constance. Fez seu primeiro vôo de teste no dia 12 de julho de 1929 sobre o mesmo lago. Mais adiante, fez outro vôo de uma hora: prova de fogo, em 21 de outubro de 1929, sobre o Lago Constance com 169 pessoas a bordo.

Seu tanque de combustível, comportava 16.000 litros e veio parar em Camocim n'um cruzeiro mundial, iniciado em 5 de novembro de 1930.

A Viagem

Sabe-se que sua rota começou na Europa, mais exatamente no Rio Reno até Amsterdã e, de lá, continuou a Calshot-Inglaterra, Bordeaux -França, La Coruna e Lisboa. Passando pelas Ilhas Canárias, seguiu ao longo da costa africana chegando a Camocim em 13 de junho, partindo, no mesmo dia, para Natal e chegando ao Rio de Janeiro no dia 20 de junho de 1931.

Descobrimos a viagem foi muito acidentada! Um acidente em Lisboa com fogo na asa esquerda, no dia 29 novembro, atrasou por mais de um mês a viagem pois o material levou seis semanas para chegar de Altenrhein. Na verdade, só decolou em 31 janeiro de 1931 indo para Las Palmas. Em Las Palma, outro problema! Uma esbarrada em um banco de areia paralisa a nave por 3 longos meses! Partiu em 3 de maio e, vários outros problemas, como por exemplo em Bolama-África dificultou a viagem por quatro semanas.a chegada ao Brasil foi conseguida. Sua estadia no Rio de Janeiro foi muito festejada pelo povo carioca que, como os camocinenses, se encantaram com o Navio Voador.

A Partida do Brasil

Finalmente, deixou o Brasil e voou para a América do Norte, passando alguns meses em Nova Iorque por causa do inverno. Em maio de 1932, voaram para Berlim e pousaram no Lago Müggelsee. Sua viagem total envolveu 43.000 Km. Sabe-se, também, que os motores originais Siemens - Júpiter, aqueciam demais e foram substituídos por motores Curtiss Conqueror de doze cilindros em V.

Um Triste Fim...

Infelizmente este avião não foi um projeto de muita sorte! Chegou desta viagem muito danificado e talvez, também, por consumir muito combustível, foi parar no Museu de Berlim. Por azar em 1943, foi destruído pelas chamas num bombardeio dos aliados. Além do Do-X, somente mais dois aviões deste modelo foram construídos e vendidos para Itália.

O Do-X em Camocim - Foto cedida por Artur Queirós

Características do Do-X

Nome: Dornier Do-X

Construtor: Prof. Claude Dornier

País: Alemanha

Tipo: Transporte civil.

Ano: 1929.

Motores: 12 - Curtiss de 12 cilindros, em V- Refrigerados a água - 600 hp.

Largura: 48 m

Cumprimento: 40,05 m.

Altura: 10,10 m

Peso na decolagem: 52 000 kg,

Velocidade de cruzeiro:190 km/h.

Velocidade máxima: 210 km/h.

Altitude máxima de vôo: 500 m

Autonomia: 1 700 km

Equipe: 10 pessoas

Passageiros: 72 pessoas

Pavimentos: 3

Inicial- de baixo- Combustível e bagagens;

Do meio: Passageiros;

Ultimo- superior: Piloto e equipe técnica

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